top of page
  • Foto do escritorIsadora Cavalcante

4 dos principais gêneros narrativos

Atualizado: 31 de ago. de 2023

Oi, gente! Como vcs decidiram nos meus stories do Instagram, @yo_soy_isadora, o post de hoje será sobre alguns dos gêneros narrativos mais conhecidos. Não é uma lista definitiva, e sim uma lista falando dos gêneros que eu mais vi no bookstagram (perfis do Insta que falam sobre livros). E por que "narrativos", e não "literários"? Porque os literários se referem tipo de história, podendo ser lírica (poética), narrativa (uma história com personagens, ambientação, etc) ou dramática (para ser encenada teatralmente, já os narrativos são sub-gêneros do narrativo. Certo? Chega de enrolação, vamos começar!


  1. New Adult (NA) : De acordo com o site Publish News, "Essa categoria é definida por temas que interessam especificamente seu público: o jovem que inicia a vida adulta e passa por transições, como morar fora de casa, longe dos pais ou da família, a busca pela independência etc. Muitas vezes os livros refletem o ambiente universitário ou falam das primeiras experiências, como o primeiro casamento, primeiro emprego, e abordam questões e valores importantes para a geração, como qualidade de vida, desenvolvimento sustentável, perspectivas de futuro etc.", ou seja, esses livros possuem muita verossimilhança externa. O que é isso? Esse termo significa a proximidade dos fatos que estão nos livros com o mundo real. Basicamente, não teremos magia, dragões, apocalipses ou coisas do tipo. É bem provável que tenham cenas impróprias para menores, então fique de olho se quiser ler algum livro que se encaixe no gênero. Isso não quer dizer que sejam livros com apenas esse tipo de conteúdo, e sim que podem conter coisas do tipo.


2. Young Adult (YA) : Seria o próximo passo depois do juvenil. Também conhecidos com YA-lit, podem conter assuntos sensíveis, como problemas psicológicos, uso de álcool e drogas, abusos em geral e etc. A YALSA define os YA como livros direcionados a pessoas de 15 a 29 anos. Esses livros possuem temáticas mais abrangentes, indo do romance, passando pela fantasia e indo até a ficção-científica. Geralmente, os protagonistas dessas histórias têm entre 14 a 17.


3. Fantasia: Um dos meus gêneros favoritos, é definido pelo iDicionário Aulete como "obra artística (livro, pintura etc.) sem ligação com a realidade". Isso significa que "qualquer coisa pode acontecer". Pode ter magia, bruxos, superpoderes, países imaginários, etc. Mas, claro, os acontecimentos do livro seguem as regras que o próprio autor criou, já que um mundo sem regras não existe (P.S.: por isso eu não gosto de Alice no País das Maravilhas, porque não tem regra nenhuma). Muitas coisas podem estar inclusos vários conteúdos de outros gêneros na fantasia, como terror, suspense, romance, erótico...



4. Infanto-juvenil: por anos, foi a parte da livraria em que eu ia seca para encontrar novos livros. Super recomendo para presentear aquela criança que ainda tem 8 anos mas já quer ler livros grandes (conheci alguém parecida...). De acordo com a Wikipédia, "A literatura infantojuvenil é um ramo da literatura dedicado especialmente às crianças e jovens adolescentes. Nela, se incluem histórias fictícias infantis e juvenis, biografias, novelas, poemas, obras folclóricas e culturais, ou simplesmente obras contendo/explicando fatos da vida real (ex: artes, ciências, matemática etc).". Também não possuem tema definido, mas seus universos geralmente não são tão elaborados quanto os gêneros voltados à pessoas mais velhas. Por exemplo, se houver fantasia no livro, terão poucos elementos mágicos com regras fáceis de serem compreendidas.


Esse foi o post de hoje! Espero que tenham gostado! Comentem aí qual o gênero favorito de vocês, e se quiserem me ajudar mais a decidir o que virá para o blog ou para o insta, não se esqueça de me seguir lá! Beijos e até a próxima!


Isadora Cavalcante

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page