As bibliotecas mais incríveis do mundo
- Isadora Cavalcante
- 27 de set. de 2020
- 2 min de leitura
Olá, leitor, tudo bem? Hoje, vamos falar um pouco sobre 6 bibliotecas muito bonitas, sendo que 4 são nacionais e 2 são internacionais. Me conta nos comentários: Qual a sua favorita?
Real Gabinete Português de Leitura

Esta instituição está aberta desde 1937, mas foi disponibilizada ao público apenas em 1900. Possui cerca de 350000 títulos, e fica aberta de segunda à sexta, das 9h às 18h (em épocas sem Covid-19).
Endereço: Rua Luís de Camões, número 30, Rio de Janeiro, RJ
Biblioteca Nacional

Essa biblioteca tem MUITOS títulos, aproximadamente 9.000.000! Dá pra ficar lá por anos e não ler nem um décimo! Foi estabelecida antes de termos nossa independência: em 1810. Você pode visitá-la no seguinte endereço: Av. Rio Branco, n°219, Rio de Janeiro, RJ
Biblioteca Pública Estadual do Amazonas

Foi fundada em 1871 e fica no coração de Manaus, a capital do estado. Essa é para você que não mora no Rio de Janeiro (se você também não mora em Manaus...). Tem 350000 livros, e quase foi destruído em um incêndio, no ano de 1945. Quer encontrá-la? Vá até a Rua Barroso, no número 57, em Manaus.
Biblioteca de São Paulo

A Biblioteca de São Paulo fica no Parque da Juventude, relativamente próximo ao Shopping Lar Center. Essa biblioteca e a do Parque Villa-Lobos são um sistema integrado, ou seja, sócios de uma delas é sócio das duas. Ela é bem jovem, já que foi fundada em 2010. Possui 43 mil títulos e espaços acessíveis para pessoas com deficiências física e intelectual. Endereço: Avenida Cruzeiro do Sul, n°2630, Santana, São Paulo, SP
Biblioteca Nacional da República Tcheca

Cuidada pelo ministério da cultura do país, fica na Rua Klementinum, n°190, Josefov na capital Praga, e foi criada em 6 de fevereiro de 1777 por ordem de Maria Teresa da Áustria.
Biblioteca Real da Dinamarca

Na língua nativa, Det Kongelige Biliotek, foi inaugurada em 1648, mas só foi aberta ao público em 1793. Possuem 32 milhões de documentos, e destes, 6 milhões de livros e periódicos. Endereço: Black Diamond, Søren Kierkegaards Plads 1, 1221 København K, Dinamarca. Não me pergunte como se pronuncia.
Fontes: Wikipédia, bsp.org.br, www.realgabinete.com.br, redeglobo.globo.br, www.viajali.com.br, super.abril.com.br. Não são links, ok?
Isadora Cavalcante
Muito bonito mesmo!
Nossa são lindas!!!
Mas a que eu gostaria de conhecer ,mais pela questão da arquitetura né kkkkk,seria a biblioteca Tcheca.
Que coisa linda aquele teto né?
Com certeza kkkk 😘😘📚📚
Maravilhosas, nossa lista pós quarentena está aumentando, kkkk