Quer ter sua obra-prima publicada? Ou conhecer novos autores nacionais? Apresento-lhes os concursos literários!
Lá por setembro de 2019, meu professor de português André Pinheiro Costa começou a fazer o maior mistério, dizendo que na próxima semana, alguém iria nos fazer uma proposta. Como prometido, uma semana depois, Felipe Gulyas foi até nosso colégio. Se você não conhece, Felipe Gulyas é autor de No fim do mundo e Uma canção de Ano Novo, e ex-aluno da escola que eu estudo. Ele nos apresentou um projeto: escrever um conto sobre um filho de Poseidon, tudo isso pela Editora Rouxinol. Como você deve imaginar, eu tive um surto interno, e não hesitei por um segundo. MAS, eu precisava de outra coisa: uma ilustração, e minhas habilidades em artes plásticas deixam a desejar.
Por sorte, uma das minhas melhores amigas, Giovanna Fernandes Pereira, é uma das melhores desenhistas que eu conheço. Com meu olhar suplicante, pedi que ela ilustrasse a história, e graças aos deuses olimpianos, ela aceitou. Nessa noite, mandei 1 zilhão de ideias para ela, mas sempre tinha o mesmo obstáculo: não pudia transformar um conto em uma trilogia de 400 páginas cada livro. Não queria uma história padrão com uma donzela frágil que precisa ser salva. Com minha cabeça fervilhando de ideias, não demorou muito para achar o enredo perfeito. Confesso, foi muito mais complicado decidir os nomes dos personagens.
Enviamos a história com o desenho, e o nomeei: Tsunamis Alérgicos. Para entender, só lendo. Uma semana se passou, duas semanas se passaram e nada do resultado. Quase todo dia, eu perguntava para o professor se ele já tinha o resultado. Em um belo dia, o orientador pedagógico Marcelo Tucci entra na sala e anuncia que tem um recado. Eu toda inocente, nem imagino o que é. Ele olha no fundo dos meus olhos e dos olhos da Giovanna e nos parabeniza, porque ganhamos o concurso. Outras turmas também estavam concorrendo, e eu me segurei para não dar um berro na sala de aula. Levantei e disse: Professor, vou ao banheiro, e a Giovanna vai junto. É claro que ele sabia que eu ia surtar no banheiro. Arrastei minha amiga e chacoalhei seu braço freneticamente.
Algum tempo depois, assinamos o contrato e tivemos mais contato com a Editora Rouxinol. Estava programado para ter o lançamento no dia 21 de março. Adivinha o que aconteceu? Exatamente: Coronga apareceu. Mas, porém, entretanto, contudo, As Crônicas do Olimpo está a venda nesse link: https://www.livrariarouxinol.com/ascronicasdoolimpo
A antologia também conta com outros contos incríveis por autores maravilhosos.
Agora na quarentena, minha mãe me mostrou um concurso: Jovem Poeta 2020, da 9° semana de estudo e leitura, pelo vereador professor Eliseu Gabriel, e o tema desse ano era a cidade de São Paulo. Mas, pensei que eu não conseguiria, pois eram jovens da cidade inteira concorrendo. Decidi tentar, já que não tinha nada a perder. Escrevi e enviei pelo site, torcendo para que desse certo. No prazo do resultado, acessei o site, e lá havia um comunicado, informado que o prazo foi adiado. Depois disso, esqueci do concurso. Alguns dias atrás olhei meu direct do Instagram, e tinha uma mensagem, informando que eu ganhei.
Você também pode ganhar um concurso! Ano que vem, 2021, terá o Jovem Poeta novamente, e essa é só uma das oportunidades. Olha só alguns outros concursos:
9° Concurso Literário Da AML
Este é para poetas de todas as idades, com inscrição online, e o prêmio é um certificado e menção honrosa. Link do regulamento: https://sites.google.com/site/academiamadureirensedeletras/concursos-literarios
3° Concurso de Poesias de Joaquim Távora
Inscrição online, para todas as idades. Link do regulamento:
Prêmio Nísia Floresta de Literatura
Para autores brasileiros, com inscrições online Link do site:
Boa sorte!
Isadora Cavalcante
Isso mesmo minha filha, seja incentivadora, o mundo já tem críticos demais.