top of page

Crimes literários

Foto do escritor: Isadora Cavalcante Isadora Cavalcante

Você! *Ligo a lanterna na sua cara* Você cometeu algum desses crimes? *Aponto para uma lista em uma lousa branca* Confesse, será menos pior para você... *Arrasto a cadeira e me sento de frente pra você*

OK, deixando de lado essa encenação por escrito, no post de hoje eu vou falar sobre coisas que poderiam praticamente desqualificar um leitor...

"Mas, Isadora, no outro post, você disse que se uma pessoa gostava de ler, ela já era considerada leitora!" Esse post é uma brincadeira, só uma piada. O outro post continua valendo.


  1. Marcar a página fazendo uma orelha no livro. Isso mesmo, dobrando a ponta da página para registrar em qual página parou, sendo que existem os marcadores de página. Se você faz isso, por favor, pare.

  2. Rabiscar as páginas. Não estou falando sobre passar marca-texto, embora eu não tenha coragem de fazer isso. Grifar partes que gostou não me incomoda tanto assim. Mas encher de rabiscos? Eu teria um troço se alguém fizesse isso no meu livro.

  3. Zombar de gêneros específicos/tipos de leitores/escritores. Fazer uma brincadeirinha, na amizade, é super normal. Agora, falar que leitor de hot não é leitor e que escritor de fanfic não é escritor, aí está errado. Esse tópico não é piada não, gente. Como eu disse no outro post, leitor é quem lê. Da mesma forma, escritor é quem escreve.

  4. Separar as sagas na estante. OK, OK, esse é bem de brincadeira mesmo. É que eu não tenho coragem de colocar cada volume em um lugar só para seguir ordem de cor, por exemplo. A minha estante geralmente fica organizada por altura, assim corre menos o risco de separar as sagas.

  5. Ler Percy Jackson e não se apaixonar pelo Percy. Eu falei que era piada, não falei?

  6. Piratear livros. Esse é sério. "É para democratizar a leitura", não, não é. Fazer isso só lasca a vida dos escritores, rebaixando nosso trabalho de meses, até anos. Quer democratizar o acesso aos livros? Doe seus livros que você não quer mais, valorize as bibliotecas de forma a mantê-las funcionando, cobre órgãos públicos, assine abaixo-assinados (se você puder, claro), divulgue e-books que foram colocados de graça pelos próprios autores, mas não pirateie livros.

  7. Não amar ler. Se você lê só para parecer inteligente, ou só por obrigação, você não é um leitor, leitor, não sei se deu para entender. Você pode ser uma pessoa estudada, uma pessoa culta, mas se não sente aquela emoção enquanto lê, não acho que seja um leitor apaixonado.

E você, concorda com o que eu falei? Acrescentaria mais algum crime? Me conta nos comentários! Esse foi o post dessa semana. espero que tenham gostado. Beijos e até a próxima.


Isadora Cavalcante

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

留言


Faça parte da nossa lista de emails

Obrigado pelo envio!

  • Instagram

© 2020, por Isadora Cavalcante.

bottom of page