top of page
  • Foto do escritorIsadora Cavalcante

Dicas para ler um livro dentro de um prazo

Olá pessoal, tudo bem? Eu sei, eu sei, não posto nada faz muito tempo. Estava no hospital, sem acesso ao computador. Mas não se preocupe! Agora estou bem e em casa, sem problemas. O post de hoje será voltado para estudantes, mas se você não for estudante e tiver um caso parecido, preste atenção também.

Na minha escola, todo bimestre temos um livro específico para ler dentro de um prazo, e depois fazemos uma prova sobre ele. Acho que outras escolas fazem isso também. Tenho muitos colegas que se atrapalham para conseguir ler tudo em poucas semanas, e estou aqui para dar algumas dicas para que você consiga ler o que precisa no tempo correto. Sem mais enrolação, vamos começar!


  1. Saiba de tudo o quanto antes. Liberaram a lista de livros? Veja os nomes e as editoras, pesquise na internet, adquira o livro, saiba quantas páginas, marque a data que você precisa terminar.

  2. Carregue o livro para todos os lugares. Se você vai dormir na casa do seu primo, leve o livro. Se você vai viajar para a praia, leve o livro. Se vai para o parque, leve o livro. Ok, se ainda está na pandemia, não vá para lugar nenhum.

  3. Tenha sempre um marcador de página. Isso é importante por duas razões: quando for pegar para ler, ficar procurando a página te tomará tempo, e a outra razão é que dobrar a folha é praticamente um crime literário.

  4. Na sua cabeça, o livro tem que ser interessante até que se prove o contrário. Começar a leitura pensando que o livro será chato só atrasará tudo, pois sua vontade de ler será zero. Não estou dizendo que todos os livros são de fato interessantes ou que você tem que fingir gostar, mas dê uma chance.

  5. Mantenha o livro no seu campo de visão. Ás vezes, você está no tédio, vê seu celular e pega ele para matar o tédio. Se você ver o livro, a probabilidade de pegá-lo para se entreter é maior.

  6. Crie um horário específico para ler. Se os itens anteriores não deram certo, você terá que tornar isso uma tarefa diária obrigatória. Eu recomendo que tente isso em último caso, já que obrigação torna a tarefa chata. Porém, não espere chegar muito perto do fim, pois não dará tempo. Exemplo: tem 1 mês para ler 200 páginas, tente por uma semana fazer as coisas anteriores, e se não deu certo, estabeleça que precisa ler das 8h00 até as 8h30 todos os dias.

  7. Identifique o tipo de coisa que você terá que saber no final. Se seu professor sempre pede os nomes dos personagens, decore os nomes. Se sempre cai sobre as datas dos acontecimentos, preste atenção nisso. Independente do que seja, preste atenção em tudo.

  8. Conheça seu ritmo de leitura para fazer o cronograma, se necessário. Decidiu seguir o item 6? Então, vamos fazer algumas coisas. Primeiro, você vai pegar um cronômetro (pode ser do celular) e ler por um minuto. Quando acabar esse minuto, veja quantas páginas leu. Faça as contas e descubra quanto você lê em 1 hora. Veja quantas páginas precisa ler e quanto tempo tem. Eu sugiro que você determine o fim da leitura alguns dias antes do prazo final/prova. Depois de fazer toda a matemática, você terá o tempo necessário por dia para finalizar.

  9. Converse sobre o livro com seus amigos. Isso não depende só de você, então se não der certo, tudo bem. Pode ser sobre qualquer aspecto do livro, até mesmo dizer para ele que você não gostou do livro e o motivo (mas só se você não gostou realmente do livro, hein?). Trazer o universo do livro para o mundo real vai fixá-lo na sua mente.

  10. Não leia só resumos da internet. Mesmo se tiver uma resenha aqui no The Book Is On The Table, leia o livro. Provavelmente, o resumo não tem todas as informações do livro, pois é um resumo. Eu acho que ler o resumo depois de ter lido o livro é até bom, pois apresentará os principais acontecimentos e pode te ajudar se pedirem para você fazer um resumo, pois você terá noção de como fazer um. A propósito, se te pedirem para fazer um resumo, não copie de lugar nenhum. Faça o seu. Fazer esse tipo de coisa é praticamente escrever sua nota vermelha no boletim. Se tiver um filme baseado no livro, não assista só o filme. Confie em mim.

É isso! Espero que você tenha gostado e que isso te ajude. Se precisar de ajuda com algo do tipo, pode me mandar mensagem! Para entrar em contato, é só ir até a aba "contato", mas acho que, se você seguir todos esses passos, vai conseguir.


Isadora Cavalcante

86 visualizações7 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page