"O essencial é invisível aos olhos". Já ouviu esta frase antes, não é? Essa é uma das citações do livro O Pequeno Príncipe, tema do post de hoje.
Ficha técnica:
Nome- O Pequeno Príncipe
Autor- Antoine de Saint-Exupéry
Ano- 1946
Número de páginas- 91 (a versão Pocket Ouro)

Esse livro é sobre a jornada de um príncipe pelos planetas, depois de deixar sua rosa amada em seu planeta natal, o asteroide B 612. Era um lugar muito pequeno, onde ele podia assistir ao pôr do sol mais de 40 vezes em um único dia. Vivia tampando pequenos vulcões (nunca se sabe) e tirando os brotos de baobá, que podem se tornar tão imensos que engoliriam o planeta. O príncipe e o narrador se encontram quando o avião do narrador cai num deserto na África, local onde o príncipe perambulava.
Em sua jornada, passou por 7 planetas, onde viviam pessoas solitárias: O planeta do rei, que não reinava sobre ninguém; o planeta do vaidoso, que tinha um chapéu muito peculiar; o planeta do bêbado, que bebia para esquecer a culpa de ser bêbado; o empresário que possuía estrelas; o planeta do acendedor de lampião, que ascendia e apagava a cada poucos segundos; o planeta do geógrafo, que registrava diversas montanhas e a Terra.
Um detalhe muito peculiar é que nenhum dos personagens tem nome, apenas maneiras de se referir, embora eu não saiba se "rosa" é o nome dela ou somente a espécie.
Em 2015, foi lançado um filme baseado na obra com 1 hora e 50 minutos, onde uma garotinha (com uma das mães mais estranhas do mundo) faz amizade com o vizinho, que era o piloto/narrador do livro, que conta a história para ela. O filme usou recursos de computadores e o tradicional stop-motion, gravando quadro a quadro com massinha ou outro material que possa ser moldado com facilidade. Disponível na Netflix!

É o quinto livro mais vendido do mundo (na lista de volumes singulares), atrás de O Senhor dos Anéis, O alquimista, Um conto de Duas Cidades e, em primeiro lugar, Don Quixote. Aqui no Brasil, temos uma rua em Florianópolis que se chama Avenida Pequeno Príncipe em homenagem a obra. Legal, né?
Fontes: MegaCurioso, VejaRio e Wikipédia.
Isadora Cavalcante
Amo demais esse livro, apesar de questionar o famoso " torna-se eternamente responsável por aquilo que cativas..."