top of page
  • Foto do escritorIsadora Cavalcante

Ritual-não-obrigatório para começar um livro do zero

Eu já comecei livros de várias formas: em uma livraria, na escola, na casa da minha vó e até lendo amostra no Kindle. Mas, se você quer a experiência máxima com a leitura, não se preocupe! Eu separei algumas etapas para você seguir e aproveitar essa maravilhosidade que é um livro novinho. Lembre-se: nada disso é obrigatório. Se está curtindo o livro, já valeu a pena.


  1. Escolha o livro. Leve algumas coisas em consideração, como: Quero ficar na minha zona de conforto? Tenho alguma saga para continuar?

  2. Pegue um marcador de página. Particularmente, sempre esqueço de pegar um, e fico usando a orelha do livro por um tempo, o que o deixa meio amassado, mas depois volta ao normal. Por isso, recomendo que pegue um marcador antes de iniciar a leitura.

  3. Não deixe que suas redes sociais saibam que você começou esse livro. Por quê? Porque se você procurar por fanarts no Pinterest, por exemplo, será bombardeado por spoilers toda vez que abrir o aplicativo novamente. A não ser que você queira spoilers, aí pode fazer isso.

  4. Certifique-se que você não tem outros afazeres. Interromper uma cena importante para lavar a louça não é nada agradável.

  5. Se souber que é um livro triste e mesmo assim você vai ler, separe alguns lencinhos.

  6. Vá para um local confortável e calmo. Pode ser um puff, sua cama, o sofá, um banco, um cantinho no quintal, sua varanda.

  7. Pegue água ou alguma outra bebida de sua preferência. Quando estou lendo, fico tão compenetrada que esqueço de ir beber água.

  8. Leia até mesmo as coisas que vêm antes da história. OK, não precisa ler aqueles detalhes técnicos escritos em letrinha miúdas, mas é legal dar uma olhada no título, no sumário, no agradecimento, no prólogo e o que mais tiver.

Essas são as minha sugestões para aproveitar ao máximo a leitura. Espero que funcione e que você goste! Beijos e até a próxima!

Fonte da imagem de capa: UCEFF (Google Imagens)


30 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page