top of page
  • Foto do escritorIsadora Cavalcante

Todos precisam gostar de ler?

Será que todos precisam amar livros? Todas as casas precisam ter pilhas e pilhas de livros? Hoje, teremos um post um pouco diferente. Vamos conversar sobre a obrigatoriedade (ou não) do gosto pela leitura.


Primeiramente, gostaria de dizer que este é um texto de opinião. Eu posso estar errada, há sempre essa possibilidade. Só estou expondo o que penso. Agora, podemos começar.

Já começo dizendo que não, ninguém é obrigado a gostar de ler. Assim como ninguém é obrigado a gostar de ir no cinema. O que deve ser obrigatório é o acesso a leitura. Devemos ter bibliotecas públicas, livros nas escolas, eventos culturais com autores e etc. Devemos ter o direito de escolher. Desde o início da alfabetização, ter textos legais nas escolas e alguns livros em casa é essencial.

A partir do momento que temos o acesso aos livros, podemos escolher se gostamos ou não de ler. Óbvio que eu, como uma amante de livros, vou tentar mostrar para as pessoas de que livros são incríveis. Mas é uma coisa superficial. Não vou obrigar ninguém a ler. Particularmente, não acho que eu preciso convencer ninguém, já que os livros são legais por si só.

A única coisa que eu considero que todos devem ter é a capacidade de ler quando necessário. Por exemplo, quando é preciso ler algo para um vestibular, acho que todos deveriam conseguir pegar o livro e ler até o final, compreendendo e interpretando tudo. Não estou falando sobre a alfabetização, e sim sobre ler o texto e conseguir articular sobre ele.

Por isso, se você não gosta de ler, não há problema algum. Isso, é claro, se você já deu uma chance para a leitura. Se não, te convido a experimentar alguns gêneros diferentes, até achar algum que goste, ou chegar à conclusão de que não gosta de livros.

Espero que ninguém tenha se sentido ofendido com nenhuma parte do texto. Se você se sentiu, peço desculpas do fundo do meu coração. Espero também que você tenha gostado. Beijos e até a próxima ;)


Isadora Cavalcante


16 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page