top of page

A volta ao mundo em 80 dias - updates

Foto do escritor: Isadora Cavalcante Isadora Cavalcante

Oi gente, tudo bem? Resolvi fazer um tipo diferente de post por aqui: comecei a ler A volta ao mundo em 80 dias, de Júlio Verne, e vou compartilhar um pouco da minha experiência durante a leitura. Pretendo misturar informações técnicas e coisas referentes à história. O que vocês acham? Gostaram da ideia? Me contem nos comentários! Ah! E não posso me esquecer de dar alerta de spoiler. Contarei tudo que sei da história até o momento, então recomendo que você leia o livro antes de ler o post.


A volta ao mundo em 80 dias conta a história de Philleas Fogg, um homem rico, solitário e sistemático de Londres e Passepartout, seu mais novo e único criado. Ele faz uma aposta com vários membros do Reform Club, um clube para ricaços ingleses, que consegue dar a volta ao mundo em apenas 80 dias, como propôs um jornal. Os outros duvidam, é claro, pois há a grande chance de haver algum imprevisto no meio do caminho. Ele aposta metade da fortuna, entrando num jogo bem audacioso. Nessa parte, eu super concordei com ele, pois ele não tem nada pra fazer, é podre de rico e tem a real possibilidade de ganhar. OK, talvez eu não apostasse tanto dinheiro, mas achei que deu muito mais emoção para a vida dele.

Porém, mais ou menos nessa parte, eu já comecei a suspeitar de Fogg, porque nos é apresentado um caso de roubo num banco próximo. São os amigos dele que comentam sobre esse roubo durante um jogo de whist (jogo de cartas). E faria total sentido se ele tivesse arrumado essa viajem como desculpa para fugir com o dinheiro ou simplesmente desse um jeito de sumir com a grana. Isso aumentou muito a empolgação do livro. Porém, essa suspeita foi apresentada explicitamente ao leitor por parte do Detetive Fix, um outro personagem. Isso fez com que minha desconfiança fosse transferida para Passepartout ou algum outro personagem que desconhecemos até agora.

A linguagem do livro é levemente mais complexa do que a que eu estou acostumada a ler em livros de fantasia/ ficção, mas por se tratar de um livro antigo, não me incomodo; até acho que se aproxima um pouco do jeito que falamos hoje. Sinceramente, compreender tudo que vai acontecendo eleva minha autoestima intelectual, se é que você me entende. Na versão que tenho, algumas palavras em inglês foram mantidas, mas estão sinalizadas em itálico e tem seu significado em baixo.

Confesso que para mim, as partes mais complicadas são: entender onde eles estão, tipo localização geográfica mesmo, por onde passaram e para onde vão e decorar os nomes. Não é como se fosse "João" ou "José". Temos por exemplo um sujeito chamado Gauthier Ralph. Não tenho certeza de como se lê isso.

Portanto, agora que estou na página 70, digo que estou adorando a leitura. É ótimo ler algo diferente. Estou acostumada com livros adolescentes de fantasia, e este é um clássico que eu considero ficção ou mistério. A linguagem complicada dá muita emoção, e as descrições são muito boas. Gosto também dos diálogos, que sempre deixam claro quem está lendo. Espero um final surpreendente, mas digo por enquanto que acho que a volta será completada em 80 dias e que Passepartout roubou o banco. Quando terminar (ou quando achar pertinente), virei aqui com novas informações. Não me deixem esquecer!

Beijos e até a próxima <3


Isadora Cavalcante

10 visualizações4 comentários

Posts recentes

Ver tudo

4 Comments


Patricia Zemella
Patricia Zemella
Mar 24, 2021

Não li esse livro ainda e confesso que me deu vontade de ler. Aguardarei ansiosa seu próximo post. Boa leitura.😉

Like
Isadora Cavalcante
Isadora Cavalcante
Mar 24, 2021
Replying to

😉🙂🙃

Like

bbkarina
bbkarina
Mar 09, 2021

Achei excelente a idéia do post, já que acende a curiosidade de quem lê quando você também não sabe o final da história. O livro é famoso, mas eu não tinha ideia que era um mistério. Aguardarei ansiosa o próximo post. ❤❤❤

Like
Isadora Cavalcante
Isadora Cavalcante
Mar 09, 2021
Replying to

Que bom que gostou ♥️♥️♥️

Like
Faça parte da nossa lista de emails

Obrigado pelo envio!

  • Instagram

© 2020, por Isadora Cavalcante.

bottom of page