top of page
  • Foto do escritorIsadora Cavalcante

Resenha de "Querida Selena"

Depois de 430275 anos, o The Book Is On The Table está de volta! Infelizmente, eu tive que dar uma pausa aqui, porque me mudei e estava sem acesso à internet pelo computador. Mas, agora, já temos wi-fi, estou de volta ao século XXI e os posts ocorrerão normalmente. Eu também produzo muito conteúdo para o Instagram, sabia? É @yo_soy_isadora, vai lá conferir!

E voltamos em grande estilo, com uma resenha do primeiro livro da saga "Queridos", escrito pela incrível Nicolle Brito, uma autora nacional de 18 aninhos que também produz conteúdo lá no Insta, no @autoranicolle. Se quiser saber mais ainda sobre esses livros e sobre a própria Nicolle, não deixa de assistir à gravação da live que fizemos juntas, comigo entrevistando ela. Está no Insta!


Antes de ir para a resenha em si, vou localizar vocês. Dois livros dessa saga já estão publicados na Amazon: Querida Selena, o primeiro, e Querido Harriet, o segundo. Também tem um conto de natal chamado "Querido Natal", que acontece antes de tudo, mas eu lerei depois de Querido Harriet. A Nicolle me contou que teremos mais livros na saga, só que relacionados aos personagens secundários. Estamos no aguardo! Como ela, eu vou me referir ao primeiro livro como QS e ao segundo como QH, ok?


FICHA TÉCNICA

Autora: Nicolle Brito

Editora: Publicação independente

Ano: 2020

Número de páginas: 113 páginas

Formato: ebook exclusivo Amazon

Preço: R$5,99 ou de graça pelo Kindle Unlimited

Sinopse: Harriet é um jovem comum de 24 anos. Tem amigos maravilhosos, se formou na faculdade dos sonhos e está prestes a embarcar numa missão espacial da NASA como piloto. Mas ele tem um grande arrependimento: ter deixado Selena ir embora. A missão espacial tem início numa quinta-feira de noite e Selena dará uma festa em comemoração ao seu noivado na sexta. Numa última tentativa desesperada de resgatar seu relacionamento com Selena, na madrugada de quinta, Harriet decide escrever cartas contando sobre o que ele lembrava dos momentos deles dois juntos e os motivos pelos quais a deixou ir.


Eu meio que caí de paraquedas nessa história. Estava no Instagram e me deparei com alguma pessoa - que agora eu não me lembro o nome - repostando nos stories um post da Nicolle, que dizia que a saga Queridos estaria toda de graça na Amazon por um dia. Eu, como uma boa leitora que sou, fui garantir o meu. Não peguei pela sinopse, já que romance não é o meu gênero. Eu peguei porque estava de graça, e agora estou envergonhada de dizer isso. Porém, contudo, entretanto, todavia, eu não me arrependo, definitivamente não me arrependo. Só me arrependo de não ter pego Querido Natal, mas no dia eu não sabia da existência.

A história toda de QS é composta pelas cartas que Harriet escreveu com cenas dele escrevendo com os outros personagens perto dele e flashbacks. Essa ideia de passar a maior parte da história pelas cartas é extremamente boa, e as memórias dele não são inseridas nas cartas de forma forçada, como se ele só tivesse escrito aquilo porque precisava aparecer na história. Ficou bem verdadeiro.

Uma coisa que me deixou confusa boa parte da história foram os nomes dos personagens. A maior parte deles tem dois nomes (nomes americanos, já que a história se passa nos EUA, mas esse não é o problema), e em alguns momentos eram chamados pelo primeiro, e em outros eram chamados pelo segundo nome. Isso me deixou sem saber exatamente quem era e se era uma única pessoa ou duas. Talvez seja uma coisa só minha, mas achei importante compartilhar com vocês.

Nicolle já me quebrou as pernas no prólogo. Se eu fosse alguém de chorar com livros, estaria chorando antes mesmo da história realmente começar. E, a cada carta, ele escrevia a ela um trecho de poesia, a maioria em inglês, mas a tradução estava no final do capítulo.

Eu fiquei bem satisfeita de essa história não ter hot por 3 motivos, mas só devemos julgar pelos dois últimos, já que o primeiro é o fato de eu não gostar de ler hot, e como isso é extremamente pessoal, não tem grande relevância. Os outros motivos são:

  • Não tem nada, nem na capa, nem na sinopse, nem na linguagem que é usada, que indique esse tipo de cena. Colocar um hot ali, mesmo com algum contexto prévio, não faria muito sentido e quebraria totalmente a vibe do livro.

  • Não há contexto para isso. Não teria sentido colocar cena hot sem necessidade, ficaria muito forçado.

A linguagem usada encaixou muito bem com a história, e tornou tudo história ainda mais leve. E quando eu digo leve, não quero dizer que o livro é superficial ou sem conexão, não. Mas você pode pegar e ler a qualquer momento, não traz nenhum tipo de cansaço mental.

O final foi muito bem feito, porque consegue separar um livro do outro e, ainda fazer você ficar sedento por uma continuação. Os momentos finais me fizeram surtar e brigar com os personagens em voz alta. Minha mãe está de prova, pode perguntar. Eu literalmente li esse livro em 2 dias, que é um tempo bem rápido para mim. Se eu não tivesse começado a ler de noite no primeiro dia, certamente leria tudo em um único dia.



Esse foi o post de hoje! Espero que tenham gostado, e vão lá na Amazon dar uma olhada e, quem sabe, adquirir o livro! Me conta o que você achou <3. Beijos e até mais.


Isadora Cavalcante

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page